terça-feira, 26 de março de 2013

10 lições para ser uma bailarina de dança do ventre



Esqueça as lições de estrelas de Hollywood, você não precisa ser a chata do evento, chegar atrasada, ser exigente e não se amigável. Hoje já é visível que essas regrinhas só afundam cada vez mais as bailarinas, mas falar com as alunas como se fossem bebezinhos para ser a meiga e carismática também não cola muito né!
 Chegar a ser reconhecida como bailarina pode ser mais simples, ético e divertido do que muitas acreditam.  Os verdadeiros conselhos para se transformar em uma grande bailarina seriam longevidade, força de vontade e paciência essas sim são virtudes necessárias.
Abaixo a dançarina norte-americana Amaya, que fala sobre as preciosas dicas que aprendeu para ser uma famosa dançarina do ventre.

 

1 - LEIA! Você quer ser nacionalmente famosa? Então leia as notícias na internet ou assine uma revista especializada. Num nível internacional, você pode se tornar assinante de revistas australianas, inglesas, alemãs ou francesas de dança do ventre. Há locais de dança do ventre em todo lugar, até em Cingapura! Escreva artigos e/ou revisões para uma revista. Leia as notícias da dança do ventre local. Agradeça e comente nos artigos. Responda e-mails!
Sugestões de livros e revista para leitura.



Um século de distancia... Samia Gamal / Esmeralda
2 - CONHEÇA O MEIO DA DANÇA DO VENTRE! Especialmente se você possui algum tempo livre da dança, familiarize-se com as últimas tendências. Você não será levada a sério como dançarina se estiver vestindo um figurino ultrapassado ou dançando uma música da década de 60 (Observação minha: aqui no Brasil existem as dançarinas clássicas, que são exatamente aquelas que buscam dançar as músicas mais antigas e tradicionais, o que parece ser antiquado ao padrão norte-americano...). Goste de todas as artes, mas aquelas que são vividas, respiradas e envolventes. Fique informada e atenta aos shows que acontecerão na cidade, no país ou no planeta, veja o que está acontecendo lá fora.

3 - NÃO PERCA CONTATOS. Muitos dos convites que vendemos (dos shows) são para "gente da casa". Nós somos um grupo muito incestuoso! O caminho para o sucesso está geralmente além dos nossos amigos e colegas. Propor um negócio com o dono daquele restaurante não vai te levar muito longe... Mas faça o mesmo com as suas amigas de dança e você poderá ser "contratada" por essas amigas! Uma pessoa de negócios pode propor aquele grande contrato num curso de golfe - nós dançarinas podemos obter um "grande contrato" em almoços, seminários de dança, etc. A melhor dançarina não é sempre aquela que tem um contrato ou faz muitos shows. Quem tem isso geralmente é a dançarina mais "antenada" ou aquela que se molda aos desejos do público e assim consegue o emprego. Estando tudo em ordem, amigos sempre arrumarão contratos para amigos.
Um belo exemplo de que a união faz a força

4 - PARTICIPE DE EQUIPES! Eu vejo grandes esforços de equipe junto ao pessoal do Rakkasah. A empresária Shukriah percebe quando se pode ter um bom relacionamento com uma dançarina ou se a estão fazendo puxar seus cabelos. Isis do Ya'Hallah também tem uma grande equipe de assistentes. No meu próprio festival, Shake & Bake, eu dependo de minhas "Amaya Angels" para me ajudar nos fins de semana. Quando é o momento de dar descontos, vagas de dançarinas, vaga de professoras, quem você acha que tem a preferência? Para ser notada, considere oferecer seus talentos como uma troca ao invés de como uma dançarina paga. Isto fará com que você tenha a preferência do empresário. Além disso, os empresários estão sempre preocupados com o orçamento, pois ao contrário de outras artes, a dança do ventre geralmente não tem patrocinadores ou financiamentos, que outras companhias geralmente conseguem. O financiamento e o apoio geralmente vêm de uma pessoa privada. Participar de todos os eventos na sua região, independente da sua pretensão pessoal, e selecionar eventos VIP no país, podem te ajudar a crescer na carreira. Não importa se é no Egito, em Nova Iorque, Des Moines, ou na sua vila local, saiba quem são os "responsáveis" (Movers & Shakers) na sua região. Chame-os para almoçar, deixe-os saber que você quer brilhar. Deixe-se disponível para caso eles precisem de sua ajuda, o que cai em...

5 - SEJA VISTA no palco ou pela plateia. As pessoas que estão além da sua região precisam te ver para que você se torne conhecida. É altamente improvável que você seja descoberta numa sorveteria no estilo "Lana Turner" ou mesmo num restaurante. Assim como a "coca-cola" e a "sony", você precisa ter um nome reconhecido. De qualquer forma, tenha certeza que seu nome artístico é atraente e fácil de se lembrar.

6 - SEJA DIFERENTE! Uma vez que você aprendeu os passos básicos... Aprenda a usá-los da sua maneira e torne-os especiais na sua apresentação. Nesse caso, não me refiro a um corpo, rosto ou roupa atraentes, e nem a um talento técnico. Eu quero dizer: o que é único para você? Como você pode aprimorar e dividir isto com o mundo?

7 - SEJA UMA NEGOCIANTE ESPERTA. No mundo de hoje, você não será levada a sério se você não tiver um website, e-mail e ter uma noção básica de informática. Para ser uma artista de sucesso, você precisa de um trabalho profissional que fale sobre você: biografia, cartão de visita, fotos são alguns requisitos mínimos. Retorne ligações no menor espaço de tempo. Tenha bons livros de finanças. Que você ou um assistente lidem com seus contratos e negociações; saiba com antecedência suas : a) taxas mínimas absolutas; b) taxas médias, e também c) taxas que você gostaria que existissem. Certifique-se em pedir todas elas. Uma destas opções geralmente pode acontecer.

8 - ENCONTRE UM(A) MESTRE(A). No início do sec. XIX, havia sociedades para guiar e treinar os jovens para serem ferreiros, fazer ferraduras e muitos outros ofícios. Os mais velhos deviam ensinar suas especialidades para a próxima geração. Hoje temos escolas e professores para o mesmo. Ainda assim, para nos especializarmos em um campo, geralmente precisamos de alguém que ofereça uma ajuda. Eu tive uma ajuda com meu mentor, Bert Balladine. Ele me deu conselhos quanto as minhas roupas, estilo de dança, maquiagem, posição dos dedos, o comprimento da minha saia... Tudo! Para este texto em particular, eu trarei uma ideia dele: ele é objetivo, generoso, espirituoso. Muitas vezes eu percebo o quanto fui sortuda em tê-lo em minha vida.

Eu e minha alunas "Fazer o bem sem olhar a quem"

9 - SORTE, também chamada de destino, acaso, chance, serendipidade, "timing", estar no lugar certo na hora certa. Geralmente a fama acontece porque sua unicidade é perfeita naquele momento particular da história da dança. Não há nada que prepare ou explique ou faça que isto aconteça. Se for para acontecer, acontecerá.
Não basta fazer figa, tem que estudar, estudar, estudar...

10 - TALENTO. Por último e o mais óbvio, você deve ser capaz de dançar. Realmente dançar. Não apenas uma boa dança, não apenas uma dança regular. Não apenas porque seu namorado diz que você é ótima. Seja realista quanto à sua técnica. Vá à um especialista para ter um feedback objetivo em seu talento para a dança.
Com os reforços acima, você poderá a ter uma presença no mundo da dança. E evite as armadilhas das ideias antigas de fama, vá em frente, vista seu jeans legal, chegue na hora certa e seja gentil com as pessoas. Aproveite o processo e a jornada... Os amigos e as lembranças que você vai fazer ao longo do caminho são inestimáveis.
Aqui abaixo a Amaya dançando...




Então é isso, meninas. Espero que a opinião de Amaya sirva mesmo para nos ajudar a ter sucesso, caso queiramos realmente embarcar na dança do ventre como profissão e montar uma carreira sólida. É claro que temos que ler suas impressões não tão ao pé da letra, porque elas se referem ao contexto que ela vive, ainda assim, no geral, acredito que servem para nos dar uma idéia do investimento que temos que fazer para criarmos a nossa marca como dançarinas.


Originalmente publicado em The Chronicles Magazine


By Juliana Batista

Nenhum comentário: