quarta-feira, 27 de março de 2013

5 Mitos e Fatos para alcançar o sucesso


Você nem, vai suar muito para sua escalada ao sucesso. E é melhor separar um belo casaco: faz frio lá no topo.


Bailarina Ju Marconato 
Dizem que velhas soluções não servem para novos problemas. No caso do mercado de dança, que tem mudado na mesma velocidade em que Lady Gaga lança uma polêmica, o ditado é verdadeiro. 
O conceito de bem-sucedido mudou. E o jeito de chegar lá também. Até pouco tempo atrás, a técnica era só um  instrumento para se dançar, o que contava era o sentimento exposto no momento da leitura da música. Hoje em dia a cobrança por técnicas impecáveis e conhecimentos em outras danças tem pressionado as bailarinas de dança do ventre a estudar ferozmente cada vez mais. O estudo é fundamental sempre claro! não estou dizendo ao contrário, mas um tempo que você tira de descanso parece que você dormiu no ponto e deixou passar algo.
Criar afinidades com os colegas, viver outras experiências e ter ideias mais criativas é essencial para se manter ativa no mercado da dança. Portanto, se você quiser ser a protagonista do próximo momento, precisa se desapegar das regras que valiam ouro... no século passado! Peguei algumas analises de consultores de carreira e analisei mitos que foram derrubados e que sabotam o crescimento profissional, mesmo profissionais da dança. 
# 1
MITO: É importante frequentar eventos para fazer networking
FATO: Networking é superestimado
Coquetéis, almoços de negócios, eventos e feiras são os melhores lugares para conhecer gente importante para a sua carreira. Not! “Networking não é trocar cartões  nem estar em todos os eventos para ganhar visibilidade”, afirma José Augusto Minarelli, autor de Superdicas de Networking para Sua Vida Pessoal e Profissional (Saraiva). 
Os relacionamentos que realmente levam a promoções são cultivados espontaneamente em bares,festas, churrascos — situações que rendem uma rede mais genuína de contatos. 
Ou seja: enquanto alguns fazem networking, os profissionais de sucesso fazem amigos — de verdade! O melhor networking é o baseado em uma afinidade real.
# 2
MITO: Uma profissional completa sabe fazer um pouco de cada coisa
FATO: Uma profissional completa é lembrada por sua expertise
Imagine que você está em uma loja em promoção cheia de dúvidas: comprar uma camisa branca que combina com tudo ou um vestido azul marcante que rouba olhares? Se não souber qual peça escolher, uma dica: seu chefe ficaria com a segunda. Isso porque camisas brancas clássicas (ou, no caso da carreira, profissionais generalistas) que resolvem boa parte dos problemas são relativamente fáceis de encontrar por aí. Agora, aquele tubinho sexy ou aquela funcionária expert em um setor, ah, isso é difícil até para os melhores recrutadores! E nem precisa ser uma técnica tão específica assim. Uma habilidade comportamental mais aguçada, como carisma, senso crítico ou assertividade, também pode ajudá-la a se destacar — e esse  tipo de competência pessoal é cada vez mais valorizado pelo mercado. O importante é descobrir em que você sobressai e  não deixar de aprimorar seus pontos fortes.
#3
MITO: Só trabalhe com o que você gosta
FATO: O trabalho deve combinar com seu estilo de vida 
Esqueça tudo o que ouviu por aí. Na hora de optar por uma carreira, não escolha o ramo do qual você apenas gosta, e sim o que também permite  o tipo de vida que você sonha em levar. “Algumas profissões exigem privações financeiras e pessoais que nem sempre estamos abertos a encarar”, diz Sílvio Celestino, fundador da Alliance Coaching, de São Paulo. Ou seja, não adianta adorar a dança se você não tem disposição para dar plantões ( sim! plantões danças em horários inesperáveis), trabalhar no fim de semana e lidar com emergências (convites de ultima hora); ou entrar  no mercado das aulas de dança mesmo sabendo que você não aguenta altas doses diárias de passos repetitivos e perguntas inesperadas, afinal de contas você tem que estar bem antenado para responder a todas as perguntas de suas alunas. Por isso, antes de decidir por uma área, procure descobrir muito sobre a rotina. E saiba que você pode, sim, sentir prazer em áreas que, supostamente, não têm nada a ver com você. 
#4
MITO: Seja sempre a dançarina mais dedicada do território
FATO: Dedique-se, mas não tanto assim
Deixar de ir à happy hour, encontros familiares, namorar e outros prazeres sociais além da dança para fazer hora extra não ajuda você a ser lembrada o tempo todo. Hoje, o mercado recompensa quem apresenta mais resultados, não quem vive atrás do véu Sem contar que, quando você trabalha sem pausa, se torna menos produtiva a cada hora, pois o cérebro perde o foco. Para se recuperar de uma distração, lá se vão, em média, 15 minutos. “As pessoas que mais trabalham não costumam ser as mais criativas ou eficientes”, diz Diane Fassel, consultora de recursos humanos, autora de Working Ourselves to Death (“Trabalhando até nos matar”, em tradução livre, inédito no Brasil). E, se você acredita que a dedicação excessiva será recompensada, cuidado. A promovida não é a que trabalha mais, mas a indispensável. Para isso, é preciso saber vender a sua imagem de profissional eficiente. Como? Fazendo com que seus clientes percebam seus bons resultados. “Quem vive focado nos detalhes não é visto”, diz Stella. Então, preocupe-se em se preparar para arrasar e não em ficar até tarde no Studio de dança ensaiando ou no seu computador estudando. 
#5
MITO: Carreira estável significa, ter seu próprio Studio de dança
FATO: Carreira estável significa ter Studios de danças interessados sempre no seu trabalho
Conquistar seu próprio espaço de dança é sim uma grande realização, não estou desmerecendo isso, mas quando outros Studios de dança se interessam pelo seu trabalho é fato que sua carreira na dança está sendo reconhecida de forma muito maior. E quando se troca de studio você tem que mostrar que cresceu, não apenas que trocou de endereço. Por isso, nada de ficar simplesmente mudando de um studio para outro. As transições devem ser consistentes e fazer sentido para o seu desenvolvimento profissional. Só assim você será vista como alguém com boa ambição, e não como uma pessoa sem foco.


2013 só está começando pense bem no seus objetivos para este ano e foco na sua capacidade de crescimento que você chega-lá sem atropelos e tropeços.

By: Juliana Batista


Nenhum comentário: