sábado, 23 de março de 2013

Ética? Respeito? Cadê?


Queridas bailarinas, professoras, alunas e leigos……leiam… reflitam e perdoem a sinceridade!


Tanto na vida profissional quanto pessoal de cada ser humano devem  existir  valores que nunca podem  se  ausentar  do seu comportamento, estejam onde estiver, seja quem for…Pessoas em diferentes partes do mundo estão perdendo  valores e bom senso ; mas o que venho discutir e refletir com voces  é o que não se pode perder uma  bellydancer ou bailarina de dança árabe.Dentro e fora do palco as bailarinas deveriam se preocupar em manter um comportamento  com integridade, carater e simpatia. Como qualquer bom profissional, em qualquer área.


 Assim  como alunas e  professora deveriam  manter  um comportamento honesto e honrado, que define e valoriza a sua personalidade.Algumas situações nos fazem questionar a pratica de etica e valores dentro da dança arabe no brasil hoje…. Vamos refletir alguns deles???

1 – Coreografia criada por outras pessoas
O bailarino pode usar como inspiração  uma coreografia que viu na internet ou aprendeu num workshop, até mesmo em sala de aula,  desde que dê o crédito ao verdadeiro criador intelectual da obra, Ao longo do meu convivio com o mundo da dança do árabe, tenho visto bailarinos interpretando cópias, sem ao menos ter a capacidade de argumentar que não são coreografias de sua criação, aproveitando o desconhecimento da platéia !!!

  
2 – Perda de interesse em aprender , querer só ganhar
Muitas imaginam que a dança arabe é uma empresa capaz de gerar milhares de reais para sua conta, e muitas   imaginam  possivel  mover mundos de dinheiro neste meio.  Escolas e professoras  não mais ensinam, apenas  visam lucro  e exploração – Vejo falha no ensino da técnica, da interpretação, e mais,professoras  substituindo todo o ensino básico e ensinando apenas coreografias, produzindo robos dentro de salas de aulas ,iludindo leigas que buscaram um dia AULAS  , para APRENDER dança árabe.

  
3-  Workshops/ Aulões
Muitos alunos e profissionais  tem tido a maior decepção quando se inscrevem em works, auloes e afins… Ao invés de passarem ensinamento, tecnica e experiencia ( que seja o básico mas bem executado) “profissionais”  simplesmente substituem a aula prática  por um coreografia pré montada , por vezes já repetida em outros lugares, ou pior, usam da aula para se GABAR da trajetoria que tiveram como bailarinos e usam das horas de aula para massagearem seus egos!! E para agravar cobram HORRORES por esta ILUSÃO de aprendizado. Salvo excessões, claro!

  
4 – Venda de desnecessário
É muito comum, pelo menos, na América Latina onde se desencadeou uma febre de dança do ventre, ver exploração dentro da maioria das escolas; que usam deste mercado para se auto promover, auto valorizar e vender e impor compras desnecessarias com valores muitas vezes abusivos.

   
5 – A concorrência desleal
Com o crescimento das redes sociais e outras facilidades virtuais,  vejo que algumas pessoas  bombardeiam alunas de outras escolas e concorrentes  com publicidade de suas instituições e outros. Muitas disputam alunas difamando outras professoras, criticando metodologias  e cobrando mensalidades baixissimas , fazendo uma concorrencia mais do que desleal. Claro,todos são livres para fazer escolhas, e estas escolhas são baseadas em diversos fatores,mas eu vejo uma falta de respeito sendo  usado  como meio de obter alunas, através de comportamento ilícito e falta de ética. 

  
6 – Pregação sem seguir o exemplo
Muitas vezes vemos na internet  uma série de vídeos e apresentações que nos fazem questionar  a diferença entre um  bailarino  profissional e o amador. Hoje é muito comum ver pessoas com pouquissima  experiencia , sem estudos e conhecimento , qualificar-se  “profissionais” ; e pior; muitas vezes mostram esta arte para  leigos, e acaba sendo  tratado como tal.



Talvez para muitos isso é algo que não traz qualquer inconveniente, mas  interferem diretamente  na  vida pessoal e profissional do bailarino.


7- Difamação e calunia
Algo cruel, mas que esta muito presente em nosso meio. Profissionais de todos os niveis expõem para terceiros(alunas, colegas de dança..)  problemas pessoais difamando outras professoras/balarinas ,com isso difamando reputações . Na maioria das vezes o estimulo para tal atitude é simplesmente o  sentimento de inveja e ciume. Muitas bailarinas que não alcançaram  o objetivo  na carreira escolhem denegrir  outras,muitas não aceitam outros estilos e metodologias e desencadeiam uma corrente de crticas, fofocas e calúnias .Pior ainda são profissionais que incentivam alunas e leigos a difafarem grandes profissionais sem nenhuma base cultural e ética.  No nosso meio  este topico já ultrapassou qualquer linha entre critica/respeito. É preciso respeito urgente …



Publicado originalmente em 


Studio Déborah Valério
www.deborahvalerio.com.br
(12) 30189230


By: Juliana Batista

Nenhum comentário: